6 dicas para fazer uma apresentação de sucesso

6 dicas para fazer uma apresentação de sucesso

Todo mundo, em algum momento da vida, terá que fazer uma apresentação. Seja na escola, faculdade ou até mesmo no trabalho. Apesar disso, muitas pessoas ainda se sentem inseguras ou não sabem como fazer uma boa apresentação (só colocar um power point não conta!).

A apresentação com power point é a forma mais clássica de apresentação, mas não é por isso que devemos nos acomodar. Tentar fazer artes claras e bonitas já é um modo de conquistar o ouvinte em um primeiro instante, mas ainda é preciso alinhar elementos visuais com a fala e escrita.

Power points claros e bonitos vão além da estética, isso ajuda o ouvinte a entender o que está sendo passado; quando há muitas informações na mesma página, dificulta o processo. A mensagem exata e direta também é importante, ninguém quer ir para uma apresentação para ficar lendo longos textos. O power point ou qualquer outro material utilizado é apenas um apoio para a sua fala.

Dicas

1. Conheça o seu público. Saber para quem você está falando é essencial para uma boa apresentação, pois a partir dessa informação você pode traçar qual o jeito de fazer uma apresentação que agrade mais o público. Por exemplo, se for um público mais jovem, você pode ser mais extrovertido e informal do que se fosse para um público mais velho. Além dessas informações, você também pode procurar por classe social, valores culturais e nível de conhecimento do público;

2. Roteiro. O modo como você vai apresentar precisa ser muito bem pensado antes. Pensar em um início, meio e fim para que você não se perca nos temas abordados é uma dica importante. A apresentação precisa ser leve para o ouvinte, por isso você pode pensar a sua apresentação como um grande bate-papo, com um assunto puxando o outro. Pense como se você fosse o ouvinte: o que você gostaria de ouvir sobre aquele tema? Tente trazer problemas para o debate e, em seguida, oferecer soluções;

3. Metáforas. A depender do conteúdo da sua apresentação, as vezes é melhor para o público entender um assunto complexo através de metáforas e analogias, ou para criar empatia com o tema (caso seja algo relacionado a relações humanas). A dica é explicar o assunto e depois tentar simplificar através das metáforas, de preferência algo que seja do convívio da plateia;

4. Utilize infográficos. Essas tabelas ajudam as pessoas a compreender melhor o que se está querendo passar. Falar sobre porcentagens se torna mais impactante ao ver as diferenças através de infográficos.

5. Ensaie. Apesar de ser uma dica óbvia, ainda existe muita gente que não ensaia o discurso antes da apresentação. Ensaiar faz com que você fique mais confiante, sem passar tanto nervosismo para a plateia, já que você tem total domínio do assunto. Por estar menos ansioso, a apresentação também se torna mais dinâmica.

6. Pergunte ao público. É chato ficar horas sentado só prestando atenção, sem falar nada. Fazer perguntas ao público torna a apresentação mais dinâmica e deixa as pessoas menos exaustas já que a todo momento estarão sendo adicionados novos elementos e visões à palestra.

Gostou das nossas dicas? Para mais textos informativos como esse, continue nos acompanhando!