Tendências do empreendedorismo para 2018

Tendências do empreendedorismo para 2018

Como bem sabemos, 2017 não foi um ano amigável para a economia. A crise veio forte e diminuiu o poder de compra de diversos brasileiros. Por outro lado, o aumento considerável no número de desempregados no país e redução da oferta de empregos trouxe um cenário ideal para muitas pessoas partirem para o chamado “empreendedorismo por necessidade”.

Segundo a crença popular: “ano novo, vida nova”. Se o ano passado foi duro para quem empreende por conta da crise, a chegada de um novo ano fez acender a esperança de melhores rumos. As previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do governo brasileiro são otimistas, eles apostam que a economia em 2018 deve começar a melhorar em relação aos anos anteriores (ainda que em pequenos passos). Entretanto, ainda é necessário estar atento, já que será um ano com grandes eventos, principalmente por conta das eleições, que segue rodeada de incertezas.

Quais são as tendências de negócios para 2018?

Nesse novo ano, alguns negócios têm previsão de ganhar ainda mais destaque no cenário empreendedor. A maioria está relacionado a tecnologia com foco nos negócios digitais, como aconteceu em 2017. Além disso, alguns setores que aos poucos vêm ganhando destaque e conquistando o público.

1. Experiência do cliente na hora da compra

Com o alto número de empreendedores e maior concorrência, a tendência é que cada vez mais o empreendedor invista em uma experiência de compra personalizada, a fim de conquistar o cliente pelo ideal da empresa e tratamento diferenciado.

2. Marketing digital e interativo

O marketing digital continua com toda a força e a tendência é que as empresas continuem investindo nesse mercado, que é mais barato e tão eficaz quanto a publicidade tradicional. O diferencial  é que cada vez mais o relacionamento entre público e empresa deve ficar mais interativo, investindo em engajamento de público como forma de marketing.

3. Segurança digital

Se a internet continua mantendo o reinado na vida das pessoas e os negócios estão se digitalizando cada vez mais, não podemos esquecer de pensar então na segurança digital. É importante se preocupar com a segurança de informações importantes da empresa (como informações confidenciais ou sobre clientes) e na segurança dos sites.

4. Alimentação saudável

Em 2017, houve uma preocupação maior com a alimentação. Além do crescente número de negócios no setor de comida vegana e vegetariana, também foi um ano de maior destaque aos intolerantes ao glutén e a lactose, com muitos restaurantes com cardápios adaptados e saindo na frente de quem ainda não se preocupa com esse público.

5. Pets

Se você conhece alguém que é louco por bichinhos de estimação, sabe que essas pessoas investem (e muito) nos seus pets. Só o tradicional banho e tosa não é mais suficiente, são vários mimos, cosméticos, ensaios de fotografia e até festas de aniversário. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Animais, em 2016, o setor dos pets movimentou 18,9 bilhões de reais. Apesar de muitos empreendedores já terem sacado que esse mercado é bastante propício, ainda tem espaço para quem quer investir.

 

Gostou das previsões? Fique atento ao nosso blog para mais dicas de empreendedorismo, marketing e tecnologia!